quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Encontro de moçambiques - Aniversario Renata 25/09/2008

No dia 25 de setembro o Moçambique Raízes tocou e dançou na comemoração do aniversário da professora Renata.Havia um altar onde os moçanbiqueiros faziam as preces e cantavam para a Renata. Os versos e rezas eram uma maneiras de cumprimentar a santa e homenagear a aniversariante do dia. Os enfeites da praça davam um toque todo especial a noite e a presença do Baiadô chamou atenção dos transeuntes que acabaram interagindo com o grupo. Alguns parava, outros repetiam refrões das músicas como um garoto que fazia parte de um grupo de jovens que estavam passando.

Os grupos de Moçambique não estavam vestidos como costumam no dia da festa do Congado, alguns usavam bermudas, camisetas cavadas, outros usavam calças jeans e tênis e por ai variava. Parecia que estavam mais despojados, sem a pompa de que se utilizam para se vestir no dia da festa do Congado ou dos ternos que vimos se apresentar na Serra do Salitre.

A batida dos tambores é muito contagiante. Parecem ate estar em sincronia com os batimentos cardíacos. Antigamente até me assustava, mas agora tais batidas me fazem com que eu me sinta mais vivo, alerta. E acredito que são o mais destaque das festas de Congado.

Depois das apresentações dos grupos de Moçambique, foi iniciado o leilão que continuou com a animação da festa. Ai entrou em cena o leiloeiro que com toda sua energia, negociou os valores dos objetos e comidas, sem perder a voz e o fôlego. Acredito que em cena, um ator deva ter toda aquela energia e gingado para prender a atenção do publico como o leiloeiro faz.

Tanto a visita de campo da Serra do Salitre como a festa da casa da Renata me trouxeram recordações da minha infância, das festas e apresentações de Congado da minha cidade. Não sei muito sobre estas festas populares, mas tem sido produtivo aprender um pouco mais sobre um universo tão amplo.

***********POSTADO POR ALEXANDRE NUNES

Nenhum comentário: