quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Relatório de Pesquisas de Campo em: Serra do Salitre, Encontro de Moçambiques, e Festa do Congado de Uberlândia.

Na percepção de aspectos teatrais nessas três pesquisas de campo tomo como pontos de aprofundamento as músicas, falas e situações dramáticas. Para a pesquisa sobre as músicas sigo na apreensão e análises de roteiro de apresentação não só dos ternos de Congado, como também do grupo Baiadô.
Em nossa experiência na Festa do Congado da Serra do Salitre pude ver a organização dos ternos quanto às chegadas, agradecimentos e despedidas em relação à festa e aos outros ternos envolvidos. Isso se dava principalmente no uso do espaço, das músicas e gestos que compõem as situações dramáticas.
Podemos chamar de situações dramáticas as chegadas dos ternos ou do grupo Baiadô na casa do Sr. João, pelo diálogo que se estabelece entre a casa do Sr. João e os grupos convidados. O diálogo da chegada segue uma ordem de apresentação do grupo, saudação à casa, à família e a Santa que se encontra em um altar. Essa comunicação tem como meio principal as músicas cantadas pelo grupo que chega. Um exemplo é o verso a seguir cantado pelo grupo Baiadô em sua chegada na casa do Sr. João.

Oh Luzia cumade, cadê seu João
A Rainha chamou, a Rainha chamou
O seu João maçambiqueiro
A Rainha chamou, a Rainha chamou...

Vou amassar barro no tabatingal
Vou amassar barro no tabatingal
É com o pé direito que eu vou pisar
É com o pé no terreiro que vou pisar...

O primeiro verso anuncia que o grupo está chegando e procura pelo capitão que o convidou, chamando-o para fora de sua casa para recebê-lo. Já o segundo diz que ao entrar naquela casa o grupo quer trazer sorte à família ao pisar com o pé direito.
Outras músicas foram cantadas antes de tomar o café oferecido pelo dono da casa fazendo referências ao café oferecido no encontro passado. Os versos são cantados em agradecimentos pela comida, pela recepção e na despedida do grupo da casa e da festa. São situações observadas tanto no grupo Baiadô, quanto nos ternos de congado. A seguir, um verso do Moçambique Nossa Senhora do Rosário de Santana de Patos que também esteve na casa do Sr. João.

Eh Jesus, Jesus de Nazaré
Eh Jesus, Jesus de Nazaré
Deus lhe pague sua janta
Agradeço seu café.

No Encontro de Moçambiques do dia 25 de Setembro temos também uma situação dramática que compreendia um leilão e comemoração do aniversário de Renata Meira que foi também quem organizou o leilão.
Na chegada do terno de moçambique Raízes cantou-se o seguinte verso:

Hoje tem alegria
Hoje tem alegria
Hoje tem alegria, mamãe do Rosário
Hoje tem alegria
.

O terno expressa nesses versos a alegria em comemorar junto a Renata Meira seu aniversário. A homenagem se deu não só nos versos como também no desenho de uma coroa que os moçambiqueiros fizeram com seus bastões sobre a aniversariante.
Como em costume do leilão os moçambiqueiros cumprimentaram também a Santa que estava no altar com versos e na reza do terço.
No último dia 12 de Outubro na Festa do Congado de Uberlândia vi durante o cortejo algumas situações que podemos chamar de dramáticas. Um exemplo é a ordem de abertura do cortejo. O primeiro terno a chegar ao ponto de partida foi o terno Moçambique Guardiões de São Benedito que poderia ser o que iria abrir o cortejo por ser Moçambique, mas com a chegada de um terno mais tradicional o Azul de Maio o terno do Guardiões de São Benedito teve que abrir espaço para a passagem do Azul de Maio que abriu então o cortejo.
Ao chegar à porta da igreja que é o espaço dessa “dramatização” cada terno canta para a Santa versos em sua homenagem, saúda também a irmandade e anuncia sua chegada. Abaixo o exemplo do terno Marinheiro Azul de Maio.

Nossa Senhora Aparecida
Nossa Senhora Aparecida
É a luz do meu caminho
Proteção da minha vida.

Pela honra de Nossa Senhora
Pela Glória de São Benedito
Pela honra de Nossa Senhora
Pela Glória de São Benedito
Muita paz, muita paz, muita paz irmandade
Nesse dia tão bonito.

Chora Roseira, Roseira Chora
Chora Roseira, Roseira Chora
Chora Roseira Azul de Maio chegou agora
Chora Roseira Azul de Maio chegou agora.


Como primeiras percepções vejo nos cortejos e procissões dos ternos de congado comportamentos organizados que constituem situações de comunicação com outros ternos, com a igreja, com os santos de sua fé, com os espectadores das festas e com a irmandade.
Laís Batista Costa 16/10/08

Um comentário:

Lais Fellicyt disse...

esse não é o relatório completo pois senao iria ficar enorme.... entao fiz um recorte e publiquei....
beijos