quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Relatório referente às aulas de campo: “Serra do Salitre” - 07/09/08 e “Festa de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito - 12/10/08”

No dia 07/09/2008 fizemos a primeira aula de campo para observarmos as características da festa popular do congado. A viagem foi maravilhosa, se antes eu já gostava dessa manifestação, depois da viagem o gosto se intensificou principalmente por conhecer de perto como e porque essa festa acontece.
Mesmo sendo uma manifestação religiosa podemos observar claramente características teatrais como figurinos, adereços e até mesmo situações teatrais que mesmo sendo manifestadas através da dança, nos permite esta percepção.
Na Serra do Salitre a receptividade foi maravilhosa, o seu João nos disse para ficarmos a vontade e isso nos deu conforto, mas acredito que seja pela presença da professora Renata e dos baiadores que o seu João já conhecia e sabia o que estávamos fazendo lá. Na serra do salitre me senti mais em casa do que aqui em Uberlândia na festa do congado, pois percebíamos que quando chegávamos mais perto, perguntávamos algo ou pedíamos para tirar foto eles ficavam mais receosos, e até desconfiados. O baiadô também me parece se sentir mais a vontade na serra do salitre do que aqui em Uberlândia, eles dançaram e participaram mais na casa do Seu João na Serra do salitre, até eu “entrei na dança”.
Talvez essa diferença na receptividade aconteça pelo tamanho da festa e pela forma com o que é organizada. Na Serra do Salitre a festa parece ser mais autêntica, organizada pelos próprios ternos de congado, a festa tem “cara” de tradição e por ser menor dá a sensação de aconchego, mais fervor na devoção e ao tocar muito mais “moeção” (como eles mesmos dizem).
Parece-me que esse ano foi um dos primeiros que a festa de Uberlândia teve parceria com a igreja, acho que algumas coisas funcionam nessa parceria, como a pessoa que anuncia os nomes dos ternos, pois facilita a identificação de cada um e outras coisas não dão certo, como a curta passagem e apresentação na porta da igreja e o próprio festeiro mandando que saíssem às pressas, acredito que isso tire a característica da festa do congado, pois eles não se sentem a vontade dessa forma, pude ouvir capitães de vários ternos dizerem que suas apresentações ensaiadas o ano todo estavam sendo aceleradas e que não estavam contentes com isso, um desses capitães foi Zé Pedro do terno Marinheirão que disse isso durante uma conversa com a professora Renata Meira, mas eles acabam tendo que aceitar essa interferência da igreja já que é uma condição para o recebimento da ajuda de custo da prefeitura.
Quanto às danças e a organização dos ternos no espaço, tanto na Serra do Salitre quanto em Uberlândia, percebo características ritualísticas e também dramáticas, isso porque as apresentações seguem uma coreografia, há uma grande preocupação com as posições de cada um no espaço, existem também uma ordem de apresentação das músicas e versos, principalmente na festa da Serra do Salitre onde pude acompanhá-los mais de perto e perceber que eles fazem versos e os cantam em todos os momentos, para agradecer a comida, para recepcionar os convidados e também para se despedir dos convidados. Assim como o Baiadô que criou versos musicados para reverenciar o dono da casa que tão bem nos recebeu, o refrão de uma das músicas que eu mais gostei e que faz essa homenagem ao Seu João é o seguinte:

“Serra do Salitre
Moçambique bonito
Sopro do vento
Encantado João!”

Não tive oportunidade de observar uma única pessoa por completo já que as tentativas de aproximações foram dificultosas, pude observar alguns pontos e outros que dependiam de um contato mais próximo não foi possível. Observei um dos integrantes do terno Raízes, um caixeiro, mas além de caixeiro ele devia ter alguma outra função no terno, talvez fosse capitão também, pois ele se vestia igualmente ao capitão Claudinho e a alguns outros integrantes, se vestiam de forma diferenciada dos demais com uma farda verde quase toda de renda enquanto os outros soldados se vestiam de branco com alguns detalhes em verde. O que me chama mais atenção neste integrante é a elegância com que ele se porta, anda e toca, são movimentos bem precisos que trazem uma beleza diferente para o terno.
Aí me vem uma questão que por incrível que pareça não me lembrei de perguntar a ninguém: Um terno possui apenas um capitão, ou são vários dentro de um mesmo terno?
Comparações:
Características que me chamaram atenção nas manifestações de dança do congado, que nomeio de dança - teatral por ser uma coreografia bastante elaborada esteticamente:
Serra do salitre – Luta de bastões; mais simplicidade e enfeites confeccionados artesanalmente; basicamente negros;
Uberlândia – Dança da fita; fardas mais elaboradas, mais brilho e ostentação; Negros e brancos, mas maioria de negros;
Em ambas as manifestações há presença de muitas crianças e até bebês no congado, todos eles de farda e alguns até tocando as caixas, acredito que essa presença afirmativa das crianças afirma a característica de tradição no congado.
A principal característica que diferencia os Moçambiques dos outros ternos de congado são os guizos nas pernas, que além de dar um som diferenciado, permite aos portadores se “mostrarem” melhor e com isso dar um aspecto mais teatral ao terno.
No texto de orientação de pesquisa de campo para a festa do congado foi dito que é necessário tentar se distanciar emocionalmente do objeto pesquisado para que a pesquisa se aproxime mais da realidade ao invés de uma visão pessoal, mas por mais que eu tentasse me distanciar e assim me colocar na posição de pesquisadora tive grande dificuldade, pois o encantamento pelo contato e conhecimento recente do congado me faz ter ainda uma visão muito romântica, porque mesmo que eu tenha tido uma contato com o congo na minha infância eu não conhecia as características religiosas e culturais que está intrincada na festa.

Por Ana Célia Gomes Vieira

Um comentário:

Ana Célia disse...

Não consegui publicar o relatório completo pq perdi meu bloco com as anotações da festa do congado de Uberlândia e por isso õ relatório ainda está incompleto. Queria publicar algumas fotos também mais não consegui...